quarta-feira, 11 de março de 2009

EPLEM/POA: Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras de Porto Alegre

As Línguas Estrangeiras (LEs) existem como área de conhecimento no currículo das escolas da Rede Municipal de Ensino – RME/POA há aproximadamente duas décadas. Inicialmente foram aproveitados professores concursados em Língua Portuguesa para seu aproveitamento nas Línguas Estrangeiras para as quais estavam habilitados, daí a estreiteza ensejada pelo ensino da Língua Materna e das Línguas Estrangeiras no contexto das escolas do Município. Posteriormente vieram os concursos para inglês, seguidos do espanhol e do francês respectivamente.
Desde então diferentes assessorias constituíram este trabalho de formação de professores, buscando parcerias com as mais diversas possibilidades de trabalho. A partir de 2005, inaugurou-se a primeira Coordenação das Línguas Estrangeiras, articulando, através do entendimento do que seja letramento, transversalizar com o coletivo de cada escola na discussão do ensino das línguas: inglesa, espanhola, francesa e, atualmente em processo de inserção, o italiano. Há quatro anos a organização de nossos encontros acontece através de uma sistematização, visando dispor de um calendário para o planejamento de nosso fazer pedagógico. Assim, no primeiro semestre realizam-se os encontros regionais de línguas. Organizados segundo os parâmetros do OP Cidade, Orçamento Participativo, pôde-se vislumbrar um dia para a Zona Norte, outro para a Zona Sul e um terceiro dia para a Zona Leste/Oeste e Central, tal divisão justifica-se também pelo fato de haver maior concentração de escolas nas regiões periféricas e extremas. São as regionalizadas de línguas, que acontecem em uma noite para contemplar a EJA – Educação de Jovens e Adultos, e durante três dias, pela manhã e à tarde, dando conta dos diferentes tempos e espaços das escolas.
No segundo semestre, realizam-se encontros por especificidade lingüística, temos então o dia da Língua Espanhola, da Língua Francesa, que a partir de 2008 será compartilhada com a Língua Italiana e por fim a Língua Inglesa. Nestes momentos busca-se discorrer mais particularmente sobre a importância do ensino de cada língua em relação aos demais saberes da escola e da comunidade em que está inserida.
Além destes encontros, há momentos pontuais de assessoria às diferentes escolas, os atendimentos prestados individualmente aos professores, o assessoramento junto a grupos tais como Relações Étnicas e a projetos de naturezas diversas. Todas estas discussões culminam com um dia de reunião das regiões e das línguas, o EPLEM, em uma única data com os diferentes segmentos que trabalham com e pelas línguas, a exemplo do Setor da Biblioteca e de Informática na SMED.
O EPLEM, portanto, caracteriza-se pelas diferentes formações e visões que a sensibilidade de educadores da linguagem deve desenvolver para discorrer sobre um conhecimento que deve estar disponível a todos: o da cultura/linguagem do outro.

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