quarta-feira, 11 de março de 2009

As Línguas Estrangeiras na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Desde 2005 a presente Assessoria coordena o trabalho das Línguas Estrangeiras (LEs) na Secretaria Municipal de Ensino de Porto Alegre (SMED), responsável pela Rede Municipal de Ensino (RME) desta Cidade. Uma das ações educativas desta assessoria apresenta o levantamento de dados quantitativos quanto ao número de professores e de alunos atendidos por esta área do saber. Tais dados estabelecem uma importante interface com a abordagem qualitativa deste trabalho, uma vez que viabiliza o reconhecimento da expressiva representação das línguas no contexto dos Ciclos de Formação.
As Línguas Estrangeiras: o espanhol, o francês e o inglês configuram-se na grade curricular a partir do II Ciclo,ou seja, nas turmas de B10, distribuídas na Rede em conformidade a uma série de demandas como recursos humanos e organização das escolas junto às comunidades.
A partir igualmente de 2005 foram iniciadas tratativas para a implantação da Língua Italiana na RME/POA, através da parceria estabelecida com a ACIRS – Associação Cultural Italiana do Rio Grande do Sul – mediante a assinatura de um convênio. Após a elaboração de um projeto de trabalho, começamos em 2006 por meio de oficinas extracurriculares e da formação de professores a vislumbrar o processo de inserção desta nova LE na Rede. Junto ao setor AECA – Abrindo Espaço na Cidade que Aprende – e por meio do orçamento participativo foram levantadas as zonas de maior concentração de descendentes da imigração italiana, vindo a realizar tais oficinas então em duas escolas da Rede: as Escolas Municipais de Ensino Fundamental - EMEF São Pedro e EMEF Vila Monte Cristo, até 2006. Como dinâmica de trabalho, esta oficina foi passou a acontecer em 2007 na EMEF Pepita de Leão, localizado na zona Norte, e para 2008 estamos em tratativas quanto à nova região de acontecimento destas oficinas. Da mesma forma, foi formulado o segundo eixo de implantação, o qual realiza a formação lingüística e didático-pedagógica com aproximadamente 25 professores, que já detenham a certificação em línguas estrangeiras e/ou em língua materna. Este grupo receberá a diplomação básica do curso intitulado ‘Letramento em Língua Italiana para os Professores da Rede’, no início de 2008, vindo a implantar seu trabalho nas diferentes escolas a partir de março do corrente.
Costumo dizer que ‘se em 132 anos de colonização desta língua e cultura em nosso Estado ainda não tivemos seu reconhecimento na grade curricular das escolas públicas, isso significa que o projeto de inserção deve ser devidamente pensado e realizado a exemplo do trabalho que estamos fazendo’. Além do que se trata de um projeto pioneiro se comparado às demais LEs, uma vez que não ocorreu de forma vertical, sendo um processo construído junto às comunidades de nossas escolas e junto aos professores desta Rede.
Inclui-se igualmente nesta visão plurilíngüe o fato de que a Educação de Jovens e Adultos mereceria um olhar especial no tocante à inserção desta LE. Assim, em janeiro de 2007 começou-se a verificar possibilidades de implantação da língua italiana, realizando-se, no II Semestre deste ano, o curso de Italiano Básico para alunos e comunidade jovem e adulta a EMEF Gabriel Obino. Tal curso terá sua continuidade em 2008, vindo a reforçar a inserção oficial desta LE nas escolas da Rede.
Para finalizar, penso que seja importante recuperar brevemente o histórico do trabalho de LEs na Prefeitura de Porto Alegre. A implantação das Línguas deu-se há cerca de 15 anos, quando eram aproveitados professores cuja formação em Letras – Português, habilitava igualmente para outra LE. Em meados da década de 90, oficializam-se concursos públicos para esta área do saber. Desde então ações educativas sempre puderam contar com a importante parceria de editoras, embaixadas e associações de professores, como ocorre até hoje, o fato é que a partir de 2005 foi possível sistematizar o trabalho, ocorrendo neste ano discussões sobre o conceito de se ensinar LEs em nosso contexto de educação. Em 2006, passou-se a discutir os objetivos distribuídos pelos 3 trimestres de organização curricular de nossas escolas, para em 2007, vislumbrarmos tais produções na elaboração de materiais para a especificidade de cada língua: book let, portafolios e cahiers pédagogiques.
O EPLEM/POA – Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Município de Porto Alegre caracteriza-se por ações pontuais em escolas, bem como pela realização de projetos, buscando parcerias para a melhoria deste trabalho. Configura-se igualmente com encontros regionais no I semestre e por línguas no II semestre, culminando em uma data nominada EPLEM (vide calendário 2008). De todas essas discussões e ações vale destacar a riqueza e a singularidade em termos de ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional dos educadores em linguagem desta RME.
Doutora em Lingüística Aplicada/UFRGS
Coordenadora das Línguas Estrangeiras/SMED/POA
Coordenadora do Projeto de Língua Italiana na RME/POA

Um comentário:

  1. Pessoal
    Parabéns por essa iniciativa tenho certeza que vamos ter muitas novidades pelo Portal das Línguas.
    Maria Beatriz Silva

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